A Decadência do Basquetebol em S.T.P

Em S.Tomé e Príncipe existe várias modalidades do desporto, no entanto, todas as atenções estão viradas para o futebol e outras modalidades são esquecidas.

Os treinos do basquetebol são feitas semanalmente no campo ex Cinécia, no entanto, o basquetebol passa por um período um tanto difícil devido as dificuldades que acarretam ao longos dos tempos. Segundo o treinador do basquetebol Kweku Ceita” O basquetebol está aquém daquilo que já foi, a modalidade teve uma queda brusca”. questionado acerca da dificuldade que o basquetebol enfrenta, o treinador afirmou que ” Têm imensas dificuldades em questões de materias, como bola, e tabela”  e diz ainda que ” O campo não tem condições de praticar a modalidade, isto porque é um campo aberto e está sujeito a chuvas torrenciais, causando constrangimento na prática do desporto”. Devido a falta de condições financeiras, condiciona a participação da equipa de basquetebol na competição internacional, afirmou o treinador.

Salienta-se ainda que existe uma equipa de basquetebol feminina que treina todos os domingos, segundo o Treinador Kweku Ceita” A equipa de basquetebol não tem tido apoios para alavancar a modalidade” e afirma ainda que “Existe modalidades individuais e colectivas e que todas as atenções estão viradas para o futebol e muitos esquecem das outras modalidades”, entretanto, o basquetebol sobrevive de acordo com as vontades do atletas em querer praticar o basquetebol.

Alusivo ao dia 12 de Março Desportivo, o Ministério do Desporto desbloqueou verbas para que pudessem realizar actividades desportivas, nomeadamente o basquetebol, estava previsto para ter um torneio no dia 21 do corrente mês mas não foi possível devido as questões de emergência do Coronavírus, logo levou a equipa suspender o jogo.

 

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: