A Primeira Academia de Futebol Feminino em S.Tomé e Príncipe

Nesta terça-feira, visitamos a academia do futebol feminino de São Tomé e Príncipe em Ribeira Afonso. A academia foi fundada pela Luso Santomense Lígia Santos, que decidiu dar voz as atletas femininas do futebol santomense.

Durante a visita, percebemos que o campo não se encontrava em perfeitas condições afim de realizarem os treinos,  existem muitos factores que dificultam o trabalho no campo, referimos a questão das chuvas torrenciais que causam muita lama, falta de equipamentos para as atletas e entre outros. Muitas Jogadoras, deslocam de zonas de Clara de Terra, Castelo, Santana, Ribeira Afonso e Mato Cana, para treinar no campo de Ribeira Afonso.

O espirito de trabalharem em conjunto e de tornar os seus sonhos em realidade, levam as atletas a percorrerem uma grande distância afim de cumprir os seus objectivos e lutar por aquilo que elas acreditam, no entanto, o percurso é difícil e complicado, isto porque algumas andam a pé e outras conseguem boleias para chegar ao seu destino e muitas vezes chegam ao local 01h30 depois e no regresso elas voltam a ter os mesmos trajetos.

De acordo com a Presidente de Academia de Futebol Feminino Lígia Santos, o Comité Olímpico, o Ministro da Juventude e Desporto e o Diretor Geral do Desporto, apoiam e incentivam o desporto ao nível nacional, a Presidente salientou ainda que, infelizmente quem realmente deve abraçar a causa pela formação das atletas, não tem aberto as portas, de forma que eu consiga interpelar uma conversação e pelo facto de dizerem que estão fechados e que não podem receber.

As jovens sentem privilegiadas, visto que, é uma das grandes oportunidades para desenvolver os seus  interesses e seus sonhos como futuras jogadoras da academia do futebol feminino de São Tomé e Príncipe.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: