Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas, afirmam que assumiram completamente o controlo de Palma, que estava a ser alvo de ataques por grupos armados há 11 dias. O anuncio foi feito pelo porta-voz, do FDS neste domingo (04.04).
Segundo o porta-voz do Teatro Operacional Norte, Chongo Vidigal, Palma “esta completamente [tomada pela Forças de Defesa e Segurança]. Hoje mesmo nós concluímos a clarificação da única área que ainda faltava clarificar [limpeza], fizemos isto está manhã e está totalmente segura”.
O próximo passo, será a criação de condições para um regresso seguro da população, obrigada a fugir na sequência dos ataques de 24 de março.
“É [uma fase] crítica, porque precisa de muita acutilância, muita atenção e muita ponderação por parte das Forças de Defesa e Segurança, no sentido de ir recebendo esta população, mas também fazendo a profilaxia [a prevenção da infiltração de grupos armados], para que não voltem a causar problemas”, acrescentou o brigadeiro Chongo Vidigal.
O governador da província de Cabo Delgado onde se situa Palma, Valige Tauabo, assegurou aos jornalistas que “o inimigo foi derrubado” em Palma, devendo ser garantido o regresso seguro dos deslocados.
Disse também que “a nossa presença é por sabermos que as Forças de Defesa e Segurança se entregaram à causa da pátria. O trabalho que foi feito fez com que o inimigo fosse derrubado”.
De recordar que, a violência desencadeada há mais de três anos na província de Cabo Delgado, ganhou uma nova escalada há uma semana, quando grupos armados atacaram pela primeira vez a vila de Palma, que está a cerca de seis quilómetros dos multimilionários projetos de gás natural.
Os ataques provocaram dezenas de mortos e obrigaram à fuga de milhares de residentes de Palma, agravando uma crise humanitária que atinge cerca de 700 mil pessoas na província, desde o início do conflito, de acordo com dados das Nações Unidas.
Fonte: Deutsche Welle