Água o bem mais precioso do mundo. 22 de Março – Dia Mundial da Água

22 de Março – Dia Mundial da Água

Quando se fala em água, imediatamente, já fazemos ideia do que se trata, mesmo não sabendo qual é a sua composição exacta. Cientificamente, a água é definida pelo Laboratório Português de Energia e Geologia como uma substância formada por partículas minúsculas chamadas átomos, que agrupados formam moléculas. A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio. É por isso que, na sua fórmula química, aparece sempre um “2” pequenino a seguir ao H. Segundo a historia do Dia Mundial da Água, a  ONU (Organização das Nações Unidas) criou, em março de 1992, uma data destinada à discussão sobre os diversos aspectos relacionados com este importante bem natural.

        Mesmo sabendo que o planeta Terra é formado na sua maioria por água, a ONU revela enorme preocupação com o rumo que as coisas estão a tomar. A razão é simples: pouca quantidade, cerca de 0,008 % do total da água do nosso planeta, é potável (própria para o consumo). Como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) continua a ser contaminada, poluída e degradada pela acção do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, consciencialização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Diz o ditado que «Água é Vida», por isso, temos que usá-la com inteligência, para que ela nunca falte. O futuro de nosso planeta depende da forma com usamos a água, hoje! Temos que ser persistentes e fazer compreender que todos os dias são dias da água, visto estar presente em tudo e em todos.

 Escrito por : José  Vaz Quaresma

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: