António Quintas acreditado como embaixador de STP na Rússia

O Embaixador António Quintas entregou ontem, 10 de Fevereiro, as cartas que o acreditam como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de São Tomé e Príncipe junto da Federação da Rússia.

Trata-se de um ato histórico, atendendo que é a primeira vez que São Tomé e Príncipe acredita um Embaixador nesse país. Devido aos condicionalismos impostos pela pandemia da covid-19, a cerimónia teve lugar na Chancelaria da Federação da Rússia em Lisboa, e não em Moscovo como esteve inicialmente prevista.

No seu discurso, António Quintas enfatizou que esse ato significa a vontade do revigoramento das relações bilaterais entre os dois países, as quais conheceram momentos altos nos anos que se seguiram à Independência Nacional, em 1975.

O embaixador realçou, ainda, a expectativa das autoridades são-tomenses em relação ao potencial de germinação de uma relação em vários planos com a Rússia, sem ter deixado de sublinhar um justo reconhecimento à cooperação com esse país, no domínio da formação de quadros nacionais, muitos dos asseguraram, em muitos momentos, a direção e governação de São Tomé e Príncipe.

E por sua vez, o Embaixador da Federação da Rússia em Portugal, Mikhail Kamynin assegurou que a Rússia está empenhada na intensificação dos passos conjuntos com o foco no reforço de uma cooperação alargada na esfera económica, comercial, comunitária e do investimento, entre os respetivos países.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.