Aonde Fica São Tomé e Príncipe?

        São Tomé e Príncipe não possui nenhuma fronteira terrestre e está localizado no golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, a mais de 300 mil metros dos países mais próximos (Gabão, Guiné Equatorial e Camarões). A nação integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, visto que o português é o idioma oficial.

      Em 1470, Portugal iniciou o processo de colonização em São Tomé e Príncipe. A colónia foi utilizada como entreposto comercial, sobretudo de escravos capturados em África. Os colonizadores também introduziram o cultivo de cana-de-açúcar, utilizando mão de obra escrava. Após 490 anos sob domínio português, a partir de 1960, os movimentos de independência fortaleceram-se e, em 1972, surgiu o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP). A autonomia nacional foi obtida em 1975 e o MLSTP assumiu o governo do país como partido único.

       O território montanhoso e coberto por florestas tropicais é formado por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas. A maioria da população reside na capital, São Tomé. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 50% dos habitantes vivem abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólares por dia.
A principal atividade económica de Tomé e Príncipe é a produção de cacau. Entretanto, o turismo e a exploração das jazidas de petróleo, descobertas no fim da década de 1990, proporcionaram um aumento significativo na captação de recursos financeiros.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: