APCI realiza encontro de esclarecimento da linha de crédito para o sector privado

A Agência de Promoção do Comércio e Investimento (APCI) realizou esta sexta-feira, no Arquivo Histórico, um encontro de esclarecimento sobre a linha de crédito para o sector privado. De recordar que em finais do ano 2020, o Governo disponibilizou uma linha de crédito avaliado em cerca de 3 Milhões de euros para o sector privado nacional, com o objetivo de minimizar os efeitos da Covid-19.

Muitos projetos estão sendo mal elaborados. Já houve mais de 60 propostas de projeto, mas só 20 propostas foram reencaminhadas aos Bancos comercias para receberem o crédito.

“Há questões de garantias que são necessárias. Não sendo um apoio ao fundo perdido, o valor tem que ser reembolsado, então tem que se ter todo uma cautela de analisar os projetos”, afirmou Genésio da Mata, membro da comissão da avaliação do projeto.

O empresário Zé Sardinha, pretende, com o crédito, melhorar as condições da sua empresa, oferecer melhores salários aos seus empregados, visto que a mesma perdeu o seu rendimento por causa da pandemia de Covid-19.

“Vim para aqui para ser melhor esclarecido de modo que quando eu entregar o projeto não ter o problema de ter que voltar a trás e a passos de caranguejo, para frente e para trás”, salientou.

O crédito corresponde a um montante de 3 Milhões de euros, mas pode ainda crescer até 5 milhões de euros. A APCI está aberta para receber as propostas de projetos num espaço de 2 anos, podendo ainda ser estendido.

“Eu apresentei o projeto. Numa primeira fase mandaram-me retificar algumas coisas. Eu retifiquei, dei novamente a entrada do projeto e estou a espera que eles pronunciam”, diz Anselmo Castro, empresário na área da pecuária.

A linha de crédito está a ser disponibilizado pelo Governo, e teve o financiamento do Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e Banco Africano de Desenvolvimento.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.