Apresentação do Projecto Janela de Empoderamento Económico das Mulheres

As Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, através das agências PNUD, OIT e UNICEF lançaram no dia 2 de Março, numa reunião virtual, o projeto intitulado “Janela de Empoderamento das Mulheres”.

O referido projecto a ser implementado até Dezembro de 2021, tem como público-alvo as acrianças e adolescentes, famílias vulneráveis, start-ups e negócios liderados por mulheres, particularmente as que estão em situações de vulnerabilidade. E está enquadrado na Avaliação do Fundo Fiduciário Multi-Parceiros (MPTF), 2ª fase, doravante designado WEEW

O projecto espera contribuir para a realização da estratégia nacional de género, particularmente para o empoderamento económico das mulheres são-tomenses, e dar resposta directa aos desafios no contexto global e nacional da COVID19.

Para que este objectivo seja cumprido o projecto irá implementar ações que contribuam para:

  1. Aumentar as capacidades técnicas empresariais das startups e MPMEs lideradas por mulheres, particularmente as em situação de vulnerabilidade; ​
  2. Aumentar o acesso ao financiamento para start-ups e MPMEs lideradas por mulheres, particularmente em situação de vulnerabilidade; ​
  3. Aumentar as capacidades de associação de startups e MPMEs lideradas por mulheres;
  4. E aumentar as redes de segurança relacionadas com a educação disponíveis para raparigas e agregados familiares liderados por mulheres, particularmente em situação de vulnerabilidade. ​

Cada uma das agências irá implementar um conjunto de actividades onde se destacam, o PNUD e a OIT, na formação e acompanhamento de 210 mulheres de todos os distritos, que já tenham negócios criados e que sofreram os impactos da pandeia da COVID-19, onde os melhores projetos receberão uma subvenção.

O UNICEF irá apoiar as raparigas que abandonaram ou se encontrem em risco de abandonar a escola, mulheres e mães em situação de vulnerabilidade, com formação em competências para a vida e no retorno à escola.

Além destes resultados o projecto “Janela de Empoderamento das Mulheres” espera também apoiar o país a melhorar os indicadores nacionais no que toca ao cumprimento dos ODS 1, 5 e 8.

Para o projeto, foram selecionados como parceiros de implementação o Ministério da Educação e Ensino Superior, o Ministério do Trabalho, Solidariedade,Família e Formação Profissional, a Direção de Proteção Social e Família, o Instituto da Juventude, o Instituto para a Promoção e Igualdade de Género, o Conselho Nacional da Juventude, a Direção do Empreendedorismo e a Inspeção do Trabalho.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.