Associação dos Estudantes do Príncipe em Portugal assina protocolo de cooperação com a Academia de Xadrez da Maia

No âmbito das celebrações do 46º aniversário da Independência de São Tomé e Príncipe, a Associação dos Estudantes do Príncipe em Portugal assinou no passado dia 13 de julho um protocolo de cooperação com a Academia de Xadrez da Maia. O referido protocolo tem o objectivo de promover, divulgar e praticar o Xadrez entre os muitos estudantes universitários naturais da Ilha do Príncipe a darem continuidade à sua formação académica em Portugal.

A cerimónia de assinatura do protocolo, foi realizada no auditório do Fórum Jovem da Maia, e contou com a presença do Presidente da Academia de Xadrez da Maia, Augusto Fonseca, Presidente da Associação dos Estudantes do Príncipe em Portugal, Silton Monforte e ainda a Vereadora Dra. Marta Peneda, em representação da Câmara Municipal da Maia.

O presidente da Associação dos Estudantes do Príncipe em Portugal Silton Monforte na sua intervenção, realçou a importância deste protocolo para promover uma modalidade desportiva com um crescente número de praticantes, e também com comprovados impactos no fomento da melhoria dos resultados escolares e como estratégia de promoção dos valores de cidadania e igualdade, sendo o Xadrez um desporto para todos.

E por sua vez, a Vereadora da Câmara Municipal da Maia, Marta Peneda expressou a sua satisfação pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Academia de Xadrez da Maia na promoção da modalidade, a qual leva semanalmente várias dezenas de jovens ao Fórum Jovem da Maia, e vincou a importância do estabelecimento de pontes entre diferentes entidades capazes de projetarem não apenas o Xadrez mas também a Maia como agentes promotores de novas dinâmicas de mudança.

Este protocolo resulta de um trabalho exploratório desenvolvido entre as duas entidades tendo em vista a promoção do Xadrez junto dos muitos estudantes universitários da Ilha do Príncipe presentes em Portugal, e num momento futuro a divulgação e promoção do Xadrez junto da população da Ilha do Príncipe.

 

 

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.