Banco Central de São Tomé e Príncipe apresenta Estratégia Nacional de Inclusão Financeira

O Banco Central de São Tomé e Príncipe, apresentou esta quarta-feira (30/06) a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira. A referida estratégia constitui um instrumento de combate a pobreza, e tem como objectivo a utilização das novas tecnologias no acesso aos serviços de financiamento digital à toda população, de forma segura e com menor risco possível.

Ministro de Planeamento, Finanças e Economia Azul, Osvaldo Vaz que fez o discurso de abertura do evento, realçou que o governo elegeu no seu plano de governação a inclusão financeira como um instrumento de combate a pobreza, uma vez que “a implementação dessa estratégia vai permitir as populações de baixa renda usufruir de vários produtos financeiros e fazer transacções via electrónica a baixo custo”.

Osvaldo Vaz, disse ainda que “prática de inclusão financeira em vários países, tem provado que a mesma contribui para criação de riqueza, crescimento económico e desenvolvimento sustentável. Em São Tomé e Príncipe o governo esta ciente que não será diferente”.

Aumentar a inclusão financeira das mulheres permitindo avanços significativos na promoção da igualdade de género e no empoderamento económico das mesmas é um dos propósitos desta estratégia.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.