A nível mundial 43 países já deram inicio a campanha de vacinação contra a Covid-19, mas em África continua sendo um desafio.
A doença Covid-19 surgiu em dezembro de 2019, na China. Já provocou 1 792 251 mortes e milhões de infetados em todo o mundo. Em menos de um ano criou-se vacinas para combater esta pandemia.
Das várias propostas de vacinas apresentadas contra o coronavírus, a vacina do consócio Pfizer-BioNtech parece ser a mais eficaz. Pois está sendo usada em quase todos os países que já começaram o processo de vacinação. Nesta primeira fase da campanaha de vacinação estão sendo priorizadas os idosos e os profissionais da saúde.
Reino Unido, Estados Unidos da América e Canadá foram os primeiros países do mundo ocidental a dar início ao processo de vacinação.
A Rússia está usando a sua própria vacina, Sputnik V, no processo de vacinação local. A vacina é gratuita para os cidadãos russos e administrada de forma voluntária. Na China, país onde originou a doença, começaram também o processo de vacinação. As vacinas são do laboratório Sinopharm e da Sinovac.
A nível da Europa, os países que compõem a União Europeia começaram a campanha da vacinação no último domingo (27). Todos os países dessa organização estão usando a vacina da Pfizer e BioNtech. A meta é vacinar todos os adultos em 2021.
Quanto a América Latina, México foi o primeiro país a iniciar sua estratégia de vacinação. Seguindo-se o Chile e Costa Rica. Apesar das sucessivas mortes ligadas a doença, no Brasil ainda não se iniciou a campanha da vacinação. Tudo indica que será do início do ano 2021.
Outros países que já começaram o processo de vacinação são: Suíça, Hungria, Eslováquia, Israel, Arábia Saudita, Sérvia, Kuwait, Chile e Costa Rica, etc.
Segundo a ONU News, o continente africano deverá receber 220 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Portanto, até agora nenhum país africano foi vacinado.
Entenda os grandes desafios da vacinação contra a Covid-19 em África: