Quixote One é uma Musico Activista nascido nas ilhas maravilhosas de São Tomé e Príncipe e residente em Portugal.
O Percurso musical de Quixote One inicia se aos 16 anos quando cria o seu primeiro grupo de Rap “NDG – Negros do Gheto” juntamente com uns amigos de Amora, localidade onde passou grande parte da sua adolescência. Nessa fase Quixote One era conhecido com o cognome de Dom Quixote, alcunha dado ao musico derivado o seu interesse pela literatura e historias de Dom Quixote. Como Mc participou em diversos concursos de Frestyle onde obteve bastante reconhecimento.
Depois de Terminar os seus estudos em 2013 Quixote One lançar a sua primeira Mix Tape “The One” produzida e masterizada pelo próprio resultado da longa experiência adquirida ao longo do tempo como musico, produtor e Mc Mestre de Cerimonias. Em 2014 lança EP Respect Riddim, surgindo numa fase mais madura da sua carreira e reflectindo mais a a sua identidade do que nos trabalhos anteriores.
Em 2016 Quixote One lança EP “I Lion”, um segundo volume da sua primeira EP “Respect Riddim”. I Lion (Eu Leão) vem consolidar o estilo harmonioso e característico de Quixote One, acompanhado por Riddims cuidadosamente seleccionados pelo próprio, originando a sonoridade que o caracteriza. Ritmos alegres e inspiradores, com mensagens de respeito, amor e crítica social na vibração positiva de um Homem Rasta. Neste mesmo ano Quixote One é indicado pra 3 nomeações nos prémios STPMAwards 2016 e é convidado a regressar a sua terra natal, o que lhe valeu o reconhecimento do seu povo e um grande número de fãs.
Nesse seguimento da descoberta das suas origens Quixote One lança novo álbum intitulado “independência total”, um álbum que vem dar um novo olhar e uma nova sonoridade a cultura musical de São Tomé e Príncipe, fundindo a sua incomparável originalidade nos estilos Reggae, Danceall e Hip Hop cantado em Português, crioulo de São Tomé e Cabo Verde, e Inglês, o que faz desse novo álbum internacional das ilhas maravilhosas para o resto do mundo.
O mais recente trabalho do músico Activista São-Tomense Quixote One “Pódamu”, foi disponibilizado no youtube com vídeo clipe do single. E já se encontra disponível pra venda no site Quixote One.
Com 8 faixas originais, esse novo trabalho vai muito além do seguimento musical do artista, provando que sua criatividade não tem limites, cada tema propõe uma experiência diferente com peculiaridades muito característica do artista, fluindo pelo Reggae Roots, Dancehall, Hip Hop, Afro e world music, mas sempre com boa vibração que transmite nas suas canções como alicerce. É impossível não se identificar com pelo menos uma faixa. Numa linguagem periférica, o crioulo Fôrro de São Tomé e Príncipe continua a ser valorizado pelo músico São Tomense, sendo a maior parte da Álbum em crioulo Fôrro, abordando temas como; desigualdade social, contesta o boicote do seu álbum “Independência Total” nos prémios STPMUSICAWORDS edição 2017, traz boas novas da cultura Rastafári e pede perdão a São Tomé e Príncipe com o single do álbum intitulado “Pódamu” que significa “perdoa-me”, single do vídeo clip do lançamento do álbum. O resultado desse novo álbum é uma obra maravilhosa que conta com a participação do músico Jedy Blindado músico São-tomense residente em Portugal.