Carlos Vila Nova vence presidenciais em São Tomé e Príncipe

O candidato presidencial Carlos Vila Nova foi o grande vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe, realizada no último domingo (5 de Setembro); de acordo com os resultados provisórios divulgados pelo presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Fernando Maquengo.

O engenheiro Carlos Vila Nova conseguiu, à semelhança da primeira volta das eleições, a maior percentagem de votos favoráveis.  Com 57,54% de votos a favor (45.481 votos), Vila Nova, apoiado pelo partido ADI, na oposição, derrota o seu oponente Pósser da Costa.

Por sua vez, o candidato derrotado, Guilherme Pósser da Costa apoiado por MLSTP e a Coligação PCD-MDFM-UDD,  obteve 42,46% da votação, com um total de 33.557 votos.

A abstenção foi de 34,68%, ultrapassando o total da primeira volta realizada a 18 de julho, que se situou nos 31,6%.

Do total de 123.301 eleitores recenseados no país e na diáspora, votaram 80.535, dos quais, 79.038 foram considerados válidos e houve 344 votos brancos e 1.153 nulos.

Os são-tomenses decidiram dar, uma vez mais, um voto de confiança ao candidato apresentado pela ADI nas eleições presidenciais.

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.