Cartão VISA vai ser utilizado em STP a partir de fevereiro

O sistema de pagamentos automáticos de STP vai ser mais dinâmico. A partir do mês de fevereiro será introduzido, pela primeira vez no país, o cartão VISA na rede de pagamentos automático nacional.

A rede de pagamentos automáticos, Dobra 24, foi instalada há 10 anos. Durante esse espaço de tempo muita coisa mudou. Por isso, não tem dado respostas as necessidades do mercado financeiro.

Para acompanhar a evolução do sistema financeiro, a Sociedade Gestora do Sistema de Pagamentos Automáticos (SPAUT) pretende implementar o Cartão VISA. Para o efeito, já começaram a ser instaladas novas caixas automáticas, substituindo assim as antigas.

Segundo Calixto Moniz, diretor Executivo da SPAUT, as negociações para a introdução do Cartão VISA já estão concluídas. A partir de fevereiro, o serviço estará disponível ao público.

O nosso maior objetivo é evitar que as pessoas usem o dinheiro físico”, afirmou Calixto Moniz.

A utilização do cartão VISA, vai contribuir para a conservação da moeda nacional e vai atender as necessidades dos turistas.  Trará muitos benefícios para o país.  Segundo ainda Calisto Moniz, poderá ser utilizado para pagar as faturas da EMAE, o pagamento dos impostos, e outros possíveis serviços como os das alfândegas, o serviço de Migração e Fronteiras, dentre outros.

Vai pôr fim às longas bichas de pessoas que se verifica nos bancos quando se aproxima o final do mês.

“As máquinas que estamos a instalar, têm maior capacidade de stocagem de notas, 4 vezes mais do que as anteriores. Por isso o problema, que tem havido de dificuldade de pagamentos de salários, com longas bichas nas Caixas Automáticas, e com suspensão das operações nas máquinas, vai desaparecer”, concluiu Calixto Moniz.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.