Celebridades São-tomenses de destaque ao nível internacional

Estes são os nomes e as imagens que a revista “Zunta Cloçon” traz hoje para os seus leitores. Depois de uma longa pesquisa feita pela nossa equipa, pesquisa esta que foi feita com ajuda da opinião pública realizada nas redes sociais em colaboração com os seguidores da nossa revista, foi feita a selecção de algumas celebridades femininas mais influentes de São Tomé e Príncipe. A selecção destas lindas e poderosas mulheres foi um processo muito difícil, porque entre as candidatas tínhamos que escolher apenas oito delas. O processo de selecção incluiu mulher que exercem todos tipos de actividades, de música á política.

1. Nella Santo

mwastp33

Modelo internacional santomense, entrou no mundo da moda, no verão de 2007 quando recebeu um convite do fotografo José Pinto Ribeiro para fazer uma sessão fotográfica. Aceitou o convite, o resultado final foi muito bom, automaticamente ele convidou-a no mesmo dia para fazer uma nova sessão fotográfica, desta vez para um projecto “The Girl Next Door” quotidiano de um fotógrafo amador que daria origem a um livro. Depois do lançamento desse livro, ele gostou imenso do trabalho da Nella, e a convidou para uma outra sessão de fotos para uma exposição denominada “Instantes”.

Terminou a formação em Tecnologias de Informação em Lisboa, sentiu necessidade de aperfeiçoar o seu inglês, para ter mais facilidades no mercado de trabalho, Mudou-se para Inglaterra para fazer uma formação de inglês intensivo no Sulfolk College em Cambridge, quando terminou foi de férias para Holanda visitar o seu irmão. Acabou por se apaixonar pela Holanda e lá esta até hoje.

Nella Santo é a 1ª top model são-tomense – Best Model of Year 2013” no África Diáspora Merits Awards 2013, participou na “Arry Golden Fashion Show e abertura da Estação do Metro Rotterdam”. Foi eleita Miss West Africa Queen, participo em varias obras de caridades no seu país e no outros países.

2. Maria do Carmo Silveira

800px-Reunião_da_Comunidade_dos_Países_de_Língua_Portuguesa_03_(cropped)

Nasceu em São Tomé e Príncipe14 de fevereiro de 1961, é uma política são-tomense. Foi primeira-ministra de São Tomé e Príncipe entre 8 de Junho de 2005 a Abril de 2006, tendo acumulado também o cargo de ministra do Plano e das Finanças de São Tomé e Príncipe. Foi governadora do Banco Central de São Tomé e Príncipe entre 2011 e 2016, cargo que já tinha ocupado entre 1999 e 2005.  Silveira é membro do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), atualmente o maior partido na Assembleia Nacional.

Foi eleita secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Novembro de 2016, tendo sucedido Murade Issac Murargy.  A secretária executiva da CPLP – Maria do Carmo Silveira, secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) ocupou vários cargos durante o seu percurso politico, uma mulher inspiradora cheio de estilo.

3. Marlene Fortes

^B1C67519AF56B564C527274AAF9BF86AF9E62BFCBD0E16C771^pimgpsh_fullsize_distr

Marlene Fortes modelo São-tomense, residente em Portugal, Técnica Agrária, Modelo Profissional e Estudante da Enfermagem; iniciou a sua carreira internacional em 2010 na Milano moda onde formou como Modelo profissional, desfilou na apresentação das colecções de vários estilistas, Português, Guineense, São-tomense e Angolanos, já Participou em alguns vídeos clips, foi eleita Miss west África S. Tomé e Príncipe 2011, Miss FB S.Tomé e Príncipe 2012, Miss University S.Tomé e Príncipe 2013, África S.Tomé e Príncipe 2011, Miss FB S.Tomé e Príncipe 2012, Miss University S.Tomé e Príncipe 2013, Primeira Dama de Honor de Miss FB World 2013, Miss United FB World 2013.

4. Antonieta Almeida – Estilista

Estilista-Antonieta-Almeida

Antonieta Fernanda Ramos de Almeida, mais conhecida por Antonieta Almeida, nasceu aos 03 de Junho de 1978, em São Tome e Príncipe. Desde muito cedo que Antonia enveredou para o mundo da costura. Após a conclusão dos seus estudos, passou a empenhar-se cada vez mais na arte de costura, despertando interesses na arte de criar modelos e estilos clássicos personalizados. Com o passar do tempo, a criadora conheceu vários estilistas e desenhistas com quem trocou experiência e estabeleceu relações, dando asas aos seus sonhos e ao seu dom. Mais tarde começou a organizar eventos de moda e criou uma agência com o seu próprio nome, onde era a estilista e a directora ao mesmo tempo. Em parceria com outros criadores, a estilista fez a sua primeira participação internacional no evento Praia Fashion Week, em 2010.

No mesmo ano, Antonieta regressa para São Tomé, onde participa do Mega Concurso Nacional de Estilistas, competição de que foi vencedora e condecorada como Melhor Estilista do Ano. Desde ai, passou a participar em muitos eventos nacionais e internacionais, como Angola Fashion Week, em 2014 e Black Fashion Week, em Portugal, no mesmo ano.

Em Junho de 2015, Antonieta lança a sua marca em São Tomé. No dia 25 de Maio deste ano, aproveitando-se do dia de África para homenagear o continente Berço da Humanidade, a criadora apresentou ao público uma nova coleção intitulada“O brilho de África”. E, a seguir, foi a Portugal, onde procede ao lançamento oficial da sua marca AA, afirmando o seu trabalho nos mercado internacional. Actualmente, além das criações, Antonieta Almedida ocupa o cargo de presidente do Comité Miss São Tome e Príncipe.

5. Célia Posser

celia-posser

Célia Posser é uma advogada de profissão e política em São Tomé e Príncipe. Ela serviu no gabinete do primeiro-ministro Maria do Carmo Silveira, entre 2005 e 2006, como Secretário de Estado da Administração Pública e Comunicação Social. Durante seu tempo no governo, ela começou a privatização das estações de rádio e televisão estatais e também premiado duas primeiras licenças de estação de transmissão de rádio privada do país. Posser foi também uma representante de São Tomé e Príncipe em 2005 negociações com Angola para melhorar a cooperação na defesa, transportes, pescas e comunicações e para discutir o perdão de US $ 21 milhões em dívida para com Angola. Ela também atuou como presidente do Conselho de Imprensa da Suprema do estado da ilha (o regulador de imprensa).

Posser trabalhou como advogada em São Tomé e Príncipe desde 2007. Ela também foi presidente dos Direitos Humanos e Plataforma de Género, uma organização privada de direitos humanos com base no país. Posser é membro da Associação de Mulheres Juristas.

Posser foi eleita presidente da São Tomé e associação bar Príncipe março 2017 para um mandato de quatro anos. Ela é a segunda mulher a ocupar o cargo. Posser prometeu para garantir que os advogados do país iria promover a justiça e defender os direitos humanos. Ela foi eleita em um momento difícil para o sistema judicial, quando os processos judiciais foram em espera devido a greves de funcionários judiciais e do Ministério Público. Jurista Célia Posser foi empossada bastonária da ordem dos advogados são-tomenses.

6. Djeissica Barbosa Hamilton Ivna Farinha Cassandra

Djeissica-BARBOSA-miss-world-sao-tome-and-principe-2014-00

Djeissica Barbosa Hamilton Ivna Farinha Cassandra, natural de Vila Maria S.Tomé, formada em Línguas e Humanidades, 1,75, estudante residente na cidade dos arcebispos, em  Braga, até a data presente vive no exterior e tem estado a fazer vários serviços em prol do melhoramento da imagem do país.

A modelo já participou em vários concursos em que foi vencedora de muito deles, desenvolveu campanhas de ajuda aos mais desfavorecidos, participou no concurso Miss Mundo e continua brilhando no mundo da moda sendo assim uma referencia para muitas outras modelos do país que sonham em fazer uma carreira internacional.

7. Bruna Lee

bruna-lee-foto

Bruna Lee, a cantora que já venceu duas edições consecutivas dos São Tomé e Príncipe Music Awards (STPMA), na categoria de Melhor Artista Feminina. Brunhylde Diogo Amadeu nasceu no décimo terceiro dia de dezembro de 1985, na então melhor maternidade do país.

Aos 15 anos emigrou para Portugal, onde trabalha em restauração, mas a sua paixão é a música. Desde pequena que foi picada pelo bichinho da música. Foi corista na igreja e depois começou a receber convites para participar em músicas e decidiu apostar profissionalmente na sua paixão há 5 anos.

8. Anastacia Carvalho

36419472_10161031782335455_5589336148271955968_n-990x1760

Nasceu em Luanda (Angola) ao terceiro dia do mês de Dezembro do ano 1976. Filha de pais sãotomenses, passou grande parte da sua infância e adolescência entre Luanda, São Tomé e Lisboa. Anastácia tem a música no seu AND, o seu pai tocava rabeca em conjuntos musicais em São Tomé e Príncipe, desde criança sempre gostou e ouvia música. Quando tinha cerca de 13 anos, a sua escola em São Tomé recebeu um professor de música. Em 2013, começou a cantar com um projeto a solo. Hoje em dia, continua a investir cada vez mais numa carreira a solo e também como Maestra, já que tem dirigido grupos corais.

A cantora criou um projeto, “Movimento Música uma Missão”  onde foram realizados vários concertos, um deles é “Bámu da mon”, um evento em redor do qual o objectivo é angariar fundos para a aquisição de material para uma escola primária de Bombom, em São Tomé e Príncipe

O “Movimento Música uma Missao” surgiu por iniciativa da cantora Anastacia Carvalho num período intenso de concerto durante uma digressão por vários países africanos, nomeadamente cabo verde e moçambique, mas também por Timor leste. Assim, no período de 2015 e 2016, o Movimento Música Uma Missão efectuou doações em instituições em Cabo Verde  (Aldeias SOS de Cabo Verde, na Cidade da Praia, e a FICASE – Fundação Cabo-verdiana de Acção Escolar), em Timor Leste (Orfanato das Madres Carmelitas de Muabara), também em São Tomé e Príncipe e em Moçambique.

Nota: A lista das nossas lindas mulheres irá ser sempre actualizada, para facilitar a entrada de outras celebridades que levam o nome do país além fronteira.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: