Cerimónia de Encerramento da Formação de Capacitação dos Quadros da Polícia Judiciária

Decorreu esta terça-feira nas instalações da Polícia Judiciária a cerimónia de encerramento da formação de capacitação dos quadros da Polícia Judiciária. Esta formação teve o seu início no dia 16 de novembro e viu o seu fim no dia 11 de dezembro.

O objetivo da formação é munir os funcionários daquela instituição de conhecimentos técnicos e meios logísticos de forma a darem respostas às demandas da sociedade são-tomense.

Durante quatro semanas os funcionários da Polícia Judiciária (PJ) receberam formação em diversas matérias ligadas a criminalidade e não só. Os novos formandos dizem estar preparados para influenciar as instituições competentes a darem um melhor tratamento à casos de criminalidade no país.

Esta capacitação constitui uma grande aprendizagem para todos nós, pois apesar de ainda necessitarmos de mais investimentos sentimo-nos preparados para influenciar as nossas instituições, até mesmo os legisladores para que não meçam esforços e meios para combater o crime que tende a assolar a nossa sociedade, frisou o represente dos formandos.

Esta ação de formação intensiva contou exclusivamente com apoio do Ministério da Administração Pública e Direitos Humanos. Vale recordar que uma das vertentes do programa de modernização do sistema da justiça 2020-2023 é precisamente a capacitação dos órgãos da Polícia Criminal e do sistema judiciário.

Segundo o Superintendente da Polícia Judiciária, Aurito Vera Cruz, a intenção da formação é reforçar as capacidades dos funcionários da PJ.

Foi possível aflorar-se questões que devem estar sempre ativas no quotidiano profissional dos nossos efetivos… pois a exigência deve ser máxima em prol da melhoria da imagem e credibilidade institucional, pontuou.

A Polícia Judiciária tem a competência investigativa e processual no domínio da investigação criminal, principalmente para crimes com moldura penal igual ou superior a três anos de prisão.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.