Chá de Beleza Afro: O evento que promove o Empoderamento das Mulheres na CPLP

 

Na sua terceira edição, o Chá de Beleza Afro é um evento que tem como principal objetivo promover, inspirar e empoderar as mulheres africanas e negras em Portugal.

O evento criado pela produtora de conteúdos e repórter santomense Neusa Sousa, será realizado no dia 4 de Maio as 14:00h no Espaço Espelho D’Água em Belém e tem como  tema central “A mulher e a Educação.”

Este evento tem tido uma grande aceitação por parte das mulheres “Afros” e não só, pois é uma plataforma onde sentem-se representadas e motivadas para aprender, “beber” um pouco da experiência de mulheres que conseguiram superar-se e conhecer outras mulheres com vontade de fazer acontecer, partilhar experiências e o mais importante, fazer conexões, criar pontes entre o universo feminino africano cá na Diáspora.

É neste sentido que as mulheres africanas e negras têm lutado cada vez mais pelos seus direitos na sociedade, afirma a mentora do projecto Neusa Sousa.

“Infelizmente as mulheres africanas sempre teve e continuar a ter problemas de integração. Nas sociedades africanas por serem ainda machista e por vezes retrogradas, não “permitem” que as mulheres exerçam cargos de decisão.”

Olhando para situação em Portugal Neusa Sousa diz que “Cá na diáspora as mulheres africanas ainda buscam pelo seu lugar. Infelizmente muitas de nós ainda estarmos na base da pirâmide e o sistema acabada por não dar tantos acessos para conseguirem sair desta base”

Segundo a mentora do Chá de Beleza Afro “ultimamente temos tentado conquistar o nosso lugar e algumas estão a conseguir.” Neusa Sousa lamenta porém que “ infelizmente nem todas as mulheres têm conseguido encontrar o seu lugar pois muitas das vezes não têm oportunidade de mostrar as suas potencialidades sem a descriminação e preconceito por causa das nossas origens”.

Por isso surge o Chá de Beleza Afro, tem servido de plataforma de conexões onde as mulheres e homens podem aprender uns com os outros, através de histórias de superação e sucesso” e o mais importante saírem de lá mulheres renovadas, com vontade de vencer o mundo.

Neusa Sousa acrescenta:

“Sou da opinião que os homens são fundamentais nessa luta, porque o dia em que os homens deixarem de ser machistas e apoiarem esta causa,  já não teremos razões para lutar.” Neusa Sousa que se afirma como uma feminista diz que “ não estamos contra os homens. Buscamos sim igualdade de direitos, igualdade social, igualdade salarial e o mais importante respeito”, Neusa acredita que o respeito é a base para conseguirmos uma sociedade mais justa e equilibrada.

Queremos ter direito de fazer o que bem entendemos sem que a sociedade esteja constantemente a nos por de parte pelo facto de sermos mulheres. Logo, quando os Homens mudarem a sua forma de pensar, de posicionar e perceberem que não estamos contra eles, e que apenas queremos fazer valer os nossos direitos teremos um mundo melhor sem a violência doméstica, sem genocídio, sem femicidio e por aí em diante.”

No fundo, Chá de Beleza Afro é um evento que serve para enrequecer as mulheres com experiências para que as mesmas tenham vontade de vencer o mundo e criar uma vasta rede de networking!

Por estas e outras razões é que não podes perder a terceira edição deste evento que também é um pouco teu.

 

Venha inspirar e torna-te uma fonte de inspiração!

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: