CNE e PNUD capacitam os membros das comissões eleitorais distritais

A Comissão Eleitoral Nacional em parceria com as Nações Unidas, está a ministrar uma formação de dois dias em “Gestão do Processo Eleitoral” destinados aos membros das comissões eleitorais distritais.

A referida formação surge no âmbito do projeto de “Apoio ao Ciclo Eleitoral e Governação Democrática em São Tomé e Príncipe”, implementado pelo PNUD São Tomé e Príncipe.

A formadora e conselheira das Nações Unidas junto a Comissão Eleitoral Nacional, Azevedo Armam avançou que os membros das comissões distritais devem ser devidamente formados, pois, no dia 25 de Setembro, os são-tomenses vão participar em 3 eleições.

“São 3 eleições, ou seja, devem saber o que é preciso para a eleições legislativa, para a eleição autárquica, e para a eleição regional. É a segunda vez que isso acontece em São Tomé e Príncipe”, disse Azevedo Armam.

PNUD aproveitou para apelar os partidos políticos a capacitarem os seus membros nas mesas de voto.

“Apelamos aos partidos políticos para que investissem mais na capacitação dos seus membros, porque o processo eleitoral em São Tomé e Príncipe está muito dependente dos partidos políticos”, frisou a conselheira das Nações Unidas.

E por sua vez, o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional alertou os partidos políticos a agirem agora, para não responsabilizar a CNE por falhas que possam vir a ocorrer nas mesas de voto.

“Espero que aprendam bem, e que executem bem no dia das eleições, para que não haja problemas. Porque normalmente quando há problema nas assembleias de voto a culpa cai sobre a Comissão Eleitoral”, avançou José Carlos Barreiros.

O Presidente da Comissão Eleitoral Nacional reclamou que os problemas que ocorrem nas mesas de voto não tem nada a ver com a Comissão Eleitoral Nacional. «Porque quem faz as eleições em São Tomé e Príncipe são as candidaturas dos partidos políticos, e nas eleições presidenciais cada um dos candidatos», concluiu José Carlos Barreiros.

A formação que acontece numa das salas do Palácio dos Congressos, vai terminar esta quarta-feira, 3 de agosto.

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.