CNJSTP : Elevar a língua portuguesa mas preservando as línguas locais .

O Seminário “A importância da língua portuguesa para as gerações Futuras”, decorreu ontem na Fundação oriente, Lisboa, onde 7 jovens representantes dos países da CPLP debateram entre eles sobre a importância do passado,  presente e do futuro da língua portuguesa nas suas comunidades. A importância da língua e o seu poder foi um dos temas mais falados entre os participantes neste simpósios.

Como Representante de São Tomé e Príncipe, esteve presente neste Seminário pelo representante do CNJSTP  (Conselho Nacional da Juventude de São Tomé e Príncipe ) em Portugal, Mário Lopes, que enalteceu a importância da comunidade jovem Santomense e não só, no papel sobre a valorização da língua Portuguesa.

Esse Seminário contou com a participação do Diretor do instituto da Língua portuguesa que realçou a importância da valorização e respeito as línguas nativas “crioulo”.

“O português é uma língua homogênea… Uma vez que esteja um brasileiro em Guiné Bissau ou  um Guiniense em Brasil a língua  permite que exista uma ligação linguística entre eles . Apesar de geograficamente os países estarem separados, nesse caso o que os ligam sempre será a  língua principal o português. A língua portuguesa é uma ferramenta muito importante  para as trocas comerciais”.

Vocês sabiam que a língua portuguesa é mais falada em África?

Pois é, segundo Francisco Ramos, Observatório de Língua Portuguesa (O Poder da Língua Portuguesa) “O PORTUGUÊS  é falado por mais de 261 milhões de pessoas, maioria no continente ÁFRICANO e a quarta língua mais falado no mundo. O Português é a língua mais falada na África em crescimento percentuais  do uso da internet pelos falantes do português. Poder da língua está na lusofonia, a língua é cultura.”

Para finalizar Ana Paula Laborinho, Escritório da Organização dos Estados IBERO-americanos (A língua Portuguesa no espeço IBERO-americano) diz que “A força da CPLP e da língua portuguesa  está presente em 4 cantos do mundo e que a língua é um instrumento muito fundamental tanto para a cultura, educação, saúde, e a economia”.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: