Conceição Lima vence Concurso Poemas em Tradução 2021

A poetisa São-tomense, Conceição Lima, foi uma das vencedoras do Concurso Poemas em Tradução 2021, com o poema “Afroinsularidade”, traduzido por David Shook. O referido concurso foi organizado pela revista Words Without Borders, em parceria com a Academia Americana de Poetas.

Num universo de 606 poemas de 327 poetas, de 79 países, traduzidos em 61 idiomas, a “Afroinsularidade” de Conceição Lima, e o poema “0” de Lauri García Dueñas, chamaram a atenção dos Júris do concurso.

O poema ”Afroinsularidade”, compõe o primeiro livro de Conceição Lima – ”O Útero da Casa”. O júri do concurso não poupou elogios ao poema.

“Esta tradução premiada assombra.  No estilo de um texto paracolonial, o poema examina os espectros de uma mercadoria humana racializada e suas consequências ecológicas. Como se fosse mágica ou conjura, a ‘ Afroinsularidade ‘ surge com indícios de fantasmas e termina em uma colônia de santos. A leitura de cada linha habilmente interpretada leva o leitor a confrontar lindamente as maneiras como a terra mantém as histórias que a história tenta colonizar e como a terra revelará a verdade até o descanso há muito enterrado”, afirmou.

Segundo Conceição Lima, “o anúncio oficial de todos os vencedores terá lugar no dia 27 do corrente [mês], no âmbito do Brooklin Book Festival”.

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.