COP26. EUA e China estabelecem compromisso sobre aquecimento global

Os maiores emissores do planeta de gases com efeito de estufa, China e Estados Unidos, anunciaram nas últimas horas, durante os trabalhos da COP26, em Glasgow, na Escócia, um acordo bilateral que veio reavivar alguma esperança a dois dias do fim da cimeira. Trata-se de uma declaração conjunta sobre o reforço da ação climática.

“Este documento contém declarações fortes sobre estudos alarmantes de cientistas, a redução das emissões de carbono, e a necessidade urgente de acelerar ações para lá chegar”, afirmou aos jornalistas o enviado especial dos Estados Unidos, o antigo candidato presidencial John Kerry, para acrescentar que ambas as potências se “comprometem com uma série de ações importantes para esta década, no momento em que elas são necessárias”.

“Podemos comprometer-nos todos com a via de um desenvolvimento verde, com baixas emissões de carbono, e duradouro”, disse, por sua vez, o Presidente da China, que falou em videoconferência, à margem da cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (Apec). Xi Jinping não fez, todavia, qualquer referência direta ao entendimento com os Estados Unidos firmado em Glasgow.

Segundo o enviado chinês à COP26, este compromisso resultou de quase três dezenas de reuniões ao longo dos últimos dez meses.

Xi Jinping e o Presidente norte-americano, Joe Biden, planeiam manter conversações, via videoconferência, na próxima semana.

Fonte: RTP Notícias

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.