Covid-19: Arranque da Campanha de Vacinação em STP

Decorreu na manhã desta segunda-feira, 15 de Março, na Delegação de Saúde de Água Grande, o arranque oficial da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Tomé e Príncipe.

Esta cerimónia contou com a presença de diversas entidades, com destaque para o Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, ministro da Saúde, Edgar Neves e a representante da OMS, Anne Ancia. O arranque desta campanha de vacinação ocorreu em simultâneo  noutros distritos do país e na Ilha do Príncipe.

Nesta cerimónia, o primeiro-ministro Jorge Bom Jesus foi o primeiro a ser vacinado. Seguindo-se depois o ministro da Saúde, Edgar Neves e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Edite Ten Jua.

“Sinto-me muito bem. Acabei de cumprir esse dever cívico e sanitário. Um momento importante. Peço a todo povo de STP, dentro e fora do país, para aderirem a esse processo de vacinação, das poucas soluções que nós temos neste momento para travar este ímpeto letal da doença”, afirmou Jorge Bom Jesus depois de ser vacinado.

A ilha de São Tomé terá 15 pontos de vacinação, distribuídos por todos os distritos. Nesta primeira fase de vacinação serão priorizados os profissionais da Saúde, os idosos, o assistentes sociais e outros casos excepcionais.

Segundo ministro da Saúde, Edgar Neves, São Tomé e Príncipe já tem garantido 96 mil doses da vacina “através do mecanismo Covax e que deverão chegar de forma faseada”.

Depois do país ter recebido o primeiro lote de 24 mil vacinas a 5 de Março, o segundo lote poderá chegar ao país no próximo mês de Abril.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.