Covid-19: Ministério de Negócios Estrangeiros promove palestra internacional

“O impacto da covid-19 nas relações entre São Tomé e Príncipe e os demais povos”, foi o tema de uma palestra internacional realizada ontem, 25 de Março, numa videoconferência via ZOOM. Esta palestra contou com participação de cidadãos na diáspora, personalidades ligadas ao sector da saúde, da diplomacia, entre outros.

A Ministra de Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade, Edite Ten Jua, no discurso de abertura disse que “nós iniciamos hoje o ciclo de palestras internacionais, esta particularmente sobre o tema o impacto da Covid-19 nas relações entre São Tomé e Príncipe e os demais povos. E pretendemos doravante a partir desse Ministério de Negócio Estrangeiro, resgatar e promover reflexões que visam contribuir no processo do saber, até porque não sabemos de tudo e a pandemia da Covid-19 de facto trouxe grandes desafios “.

Na palestra foram abordados três temas: “Cooperação em tempos de COVID-19”, cujo a oradora foi Anne Ancia, Representante da OMS; “O quadro de COVID-19 em São Tomé e Príncipe”( Adionilde Aguiar, Directora de Hospital de Campanha); e “A estratégia africana de luta contra COVID-19 no continente”(Dr Sévérin Gervais Ndjapou, Analista Epidemiologista, África CDC); e o moderador da palestra foi Embaixador, Carlos Trigueiros.

“O mundo tem enfrentado a pandemia da Covid-19 que considero e muitos também consideram de inimigo invisível, mas cujos efeitos são notórios. E nesta nova era eu diria que a palavra solidariedade, ganha uma nova dimensão, seja ela na perspectiva individual, mas sobretudo consideraria uma dimensão no contexto global internacional, onde esta solidariedade passa digamos a ter contornos de uma cooperação necessariamente mais consertada”, acrescentou Edite Ten Jua.

A palestra que contou com várias individualidades nacionais e internacionais é um exercício que vai permitir agrupar informações úteis que serão remetidas a diferentes escalas decisivas para sua materialização.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.