CPLP aprova proposta de livre circulação de pessoas na lusofonia

O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aprovou hoje (27.03) a proposta de livre circulação de pessoas no espaço lusófono, para ser levada a cimeira de Luanda. A informação foi divulgada pela página “Organização Juvenil PLP”, da rede social Linkedin.

“Chegamos a uma solução de geometria variável, que permite a todos os Estados-Membros as melhores soluções no quadro da mobilidade”, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, país que detém a presidência rotativa da comunidade, Rui Figueiredo Soares.

O chefe da diplomacia cabo-verdiano admitiu que este “não foi um consenso fácil” e que não era possível “fazer um acordo que fosse único para todos os países”, pelo que a solução passa por entendimento com “vários níveis de mobilidade “e com “diferentes velocidades”.

Rui Soares acrescentou ainda que “não podemos fazer aqui um prognóstico geral quanto a data em que cada um dos Estados-Membros sejam cumpridas as formalidades e o acordo possa entrar em vigor”.

No entanto, Soares  avançou que será possível aprovar o acordo em definitivo no mês de  outubro.

# Fonte:  Página “Organização Juvenil PLP”

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.