DECEL e o Programa Empreende Jovem promove a 4ª edição de conversa com empreendedores

A empresa DECEL em parceria com o Ministério da Juventude Desporto e Empreendedorismo promoveu na tarde de ontem, quarta-feira a quarta edição de conversa com empreendedores. O evento que é financiado pelo PNUD surgiu no âmbito do Programa Empreende Jovem e tem como objectivo principal levar para os jovens selecionados do referido programa o testemunho do que é ser empreendedor em São Tomé e Príncipe.

A coordenadora da empresa DECEL, Chaena Dias enalteceu a contribuição que o Ministério da Juventude tem dado aos jovens empreendedores são-tomenses em parceria com a PNUD.

“O Ministério da Juventude tem tido um papel muito importante na ajuda dos jovens são-tomenses junto a PNUD, porque ter uma ideia e não ter recurso para começar essa ideia não é fácil e uma vez conseguido esse recurso é uma mais-valia para São Tomé e Príncipe”, disse Chaena.

A actividade teve vários testemunhos de jovens empreendedores que falaram de uma forma breve sobre os seus negócios e teve também dois oradores, nomeadamente, Hamilton Sousa e Esmeralda Boa Morte que são empreendedores há muitos anos e contou um pouco das suas experiências.

O empreendedor Hamilton Sousa disse que a actividade serviu para os jovens empreendedores aprender e trocar experiências.

“Sei que é difícil ser empreendedor em São Tomé e Príncipe em conjuntura que nós temos do próprio isolamento do nosso país, mas há espaço para todo mundo. Desde que tenha uma ideia de negócio o mercado está aberto”, acrescentou Sousa.

E por sua vez, a empreendedora Esmeralda Boa Morte considerou a conversa de gratificante pois serviu para partilhar uma pouco da sua história e ouvir muitas histórias.

“Essa troca de experiência dá-nos mais força para continuar”, frisou Esmeralda que também deixou uma mensagem de força para as mulheres empreendedoras.

“Muita força e coragem. Não desistam porque a capacidade que a mulher tem o homem não tem. Por natureza a mulher é capaz de fazer mil coisas ao mesmo tempo e os homens não conseguem, por isso não desistam”

No fim da conversa os participantes foram convidados para um pequeno “cofee breack”.

 

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.