Desafios das Mulheres Santomenses

Antigamente as mulheres foram criadas para serem donas de casa e cuidar dos seus filhos, no entanto, essa época acabou.

Actualmente, muitas mulheres saem cedo das suas casa e vão trabalhar e no entanto, muitos homens pensam que, os trabalhos que elas fazem são fáceis comparando com que eles fazem, pois enganam-se, uma mulheres que trabalha fora de cada e que ainda tem que cuidar dos trabalhos domésticos, cuida dos filhos, cuida do marido, entre outras coisas, é extremamente cansativo porque elas transformam em super mulheres, no entanto, muitas delas encontram-se esgotadas por tantos preconceitos que têm enfrentado ao longo dos tempos.

mulheres

Estamos numa era, em que as mulheres são muito mais do que isso, tornamos mulheres valentes e fortes, somos capazes de exercer qualquer função e temos coragem e inteligência de assumirmos as nossas responsabilidades e também capacidade de assumirmos a liderança com muita humildade e seriedade, perante esta sociedade machista.

Muitas mulheres santomenses estão cansada de ser a segunda opção, todas nós mulheres precisamos de enxergar a força que há em nós, pois acredite, que a sociedade só tem a ganhar com as mulheres no poder. Precisamos arduamente apostar na nossa educação, precisamos de investir em nós, não precisamos de ser dependentes emocionalmente, psicologicamente e finaceiramente dos homens, somos mulheres, temos capacidade de chegarmos a onde queremos chegar, temos tudo o que precisamos em nossas mãos.

Ser mulher na sociedade santomense não é fácil, a mulher é vista como um ser limitado, que só devem fazer os que outros mandam fazer. não é fácil ser mulher numa sociedade com muitos preconceitos.

A maior parte dos homens machistas, acham são superiores as mulheres, pensam que nascemos somente para servi-los, por mais incrível que seja, existe mulheres que foram feitas de empregadas dos seus maridos, foram feitas de escravas dos seus companheiros, e muitas delas são humilhadas por seus cônjuges, temos que dar um basta nisso.

Quando ouvimos que devemos que ser submissa aos nossos companheiros, isso não quer dizer, que os homens têm que faltar com respeito as suas esposas, não quer dizer que os homens não devem ajuda-las, não significa dizer, que as mulheres são obrigadas a cumprir determinados absurdos pelos companheiros.

Muitas mulheres são vítimas de maus tratos, vitimais de violência domesticas, e violências psicológicas e emocional, isso destrói a auto-estima de uma mulher, por isso, mulheres digam não a violência, diga não, aos desrespeito e maus tratos. ninguém é propriedade de ninguém, e tão pouco devemos ser possessivos.

O lugar da mulher é onde ela quiser, não permita que os vossos parceiros vos impeçam de trabalhar, não permita que os vossos companheiros baixe a vossa auto-estima, se permita viver, se permita conhecer, valorize a mulher que há em ti.

Não quero com isto dizer, que as mulheres devem humilhar, ofender ou cometer determinados delitos contra os homens, temos que ser humildes um para com os outros. A sociedade santomense precisa ouvir o que as mulheres têm a dizer, temos que quebrar os tabus e preconceitos existente na nossa sociedade.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: