DGRNE conta com um sistema fotovoltaico para alimentação energética

Foi instalado no novo edifício da Direcção Geral dos Recursos Naturais e Energia um sistema fotovoltaico para alimentação energética. A instalação desse sistema fotovoltaico enquadra-se nas actividades de reforço institucional aos parceiros do Projecto “Promoção das Energias Renováveis numa perspetiva integrada aos sectores de Agricultura e Florestas de São Tomé e Príncipe”, financiado pelo GEF através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e implementado pela Direcção Geral dos Recursos Naturais e Energia – DGRNE.

O objectivo é de garantir a continuidade dos serviços aquando das interrupções do fornecimento de electricidade, criar um sistema piloto de energia no telhado para futura réplica às outras instituições públicas e a promoção da energia renovável (PV) nos edifícios do públicos, com finalidade de reduzir as despesas do estado com o fornecimento de energia.

O sistema fotovoltaico autónomo é composto por 24 módulos fotovoltaicos, 32 baterias e assessórios que conseguem acumular a energia produzida e assim garantir que os técnicos desta instituição pudessem continuar mesmo quando não houvesse energia da EMAE e também possibilitou a realização de reuniões e formações de pessoas de outras instituições que aproveitaram a oportunidade para continuar a executar as suas funções.

Neste momento é produzida Energia suficiente para consumo da instituição sem ser necessário de recorrer a energia armazenada nas baterias, o que irá prolongar a vida útil das mesmas.

O sucesso conseguido até agora faz com que seja possível reduzir-se as despesas com electricidade. A DGRNE através da Direção de Energia, com o suporte do Projecto Energia realizou os estudos de viabilidade técnica em outros edifícios para possível instalação dos sistemas similares.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.