Dia Mundial da Água: “Temos que utilizar a água no combate à Covid-19”

Assinala-se hoje, 22 de Março, o dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. “Valorizar a Água” é o tema escolhido este ano pela ONU, para a celebração da data. Em São Tomé e Príncipe, o tema escolhido para marcar o dia é: “Previna-se de Covid-19, Valorizando a Água”.

Por ocasião a data, a “Zunta Cloçon” conversou com o director da Água da Direcção Geral de Recursos Naturais e Energia, Chicher Diogo, para saber mais acerca do dia.

“Essa data é criada justamente para nós criarmos um momento de reflexão sobre a água, sobre a gestão da água ao nível mundial e a nível nacional”, afirmou Chicher Diogo, acrescentando que STP decidiu escolher o tema “Previna-se de Covid-19, Valorizando a Água” porque a água é um elemento chave para combater a Covid-19.

“Temos que utilizar a água no combate a Covid-19, mas de forma sustentável e eficaz, não causando desperdício… Nós sabemos que a água é um bem público, é um recurso finito, então nós temos que utilizá-la de forma eficiente, pensando em nós, também na futura geração”, aconselhou.

É importante fazer o uso racional da água. Para o responsável da água, as pessoas em STP têm o hábito de desperdiçar este bem precioso. Por isso, a instituição de que faz parte, está desenvolvendo campanhas de sensibilização ao nível nacional. “A direção-geral do Recurso Natural e o Governo tem trabalhado em várias vertentes, desde a política institucional, gestão integrada de recursos hídricos, levando a campanha de sensibilização a diversos pontos do país”, disse.

A equipa da Direcção Geral de Recursos Naturais e Energia esteve hoje no Jardim de infância Arco Íris, e “amanhã estaremos no Mercado de Bobô Forro justamente para sensibilizar as pessoas sobre a importância da água no combate à Covid-19”.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.