Dia Mundial sem Carros: mobilizar para as boas práticas ambientais

Celebra-se hoje, 22 de setembro o Dia Mundial sem Carros. A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.

O Dia Mundial sem Carros foi instituído em França, a 22 de setembro de 1997, e na sequência da diretiva europeia (Diretiva 96/62/EC) relativa à avaliação e gestão da qualidade do ar ambiente. Na altura, 35 cidades francesas aderiram à iniciativa, numa tentativa de alertar o país para a necessidade de mudar comportamentos tendo em vista a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

A partir daqui, vários países decidiram adotar a iniciativa, passando a ser celebrada na data da sua fundação simbólica, 22 de setembro.

Em 2000, passou também a denominar-se Dia Europeu sem Carros, contando com a participação de vários países da União Europeia (UE), incluindo Portugal.

Nas cidades que aderem à iniciativa do Dia Europeu Sem Carros, algumas ruas são fechadas ao trânsito de forma a incentivar os cidadãos a escolher meios de mobilidade, como os transportes alternativos mais amigos do ambiente.

 

 

 

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.