O candidato às Eleições Presidenciais Carlos Vila Nova está em vantagem em relação aos seus 18 oponentes e poderá ser o próximo Presidente de São Tomé e Príncipe. De acordo com os dados parciais recolhidos nas assembleias de voto pela Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, Vila Nova conseguiu alcançar mais de 43% de votos favoráveis.
Carlos Vila Nova, candidato apoiado pelo partido ADI, já deu um grande passo em direção ao sucesso. Está à frente dos seus principais oponentes, nomeadamente, Guilherme Posser da Costa, que ocupa o segundo lugar com 22,5% de votos favoráveis e Delfim Neves, que conseguiu obter 18,9% de votos.
Mas a sua vitória ainda não é certa. Esta projeção não inclui todos os dados das mesas de voto do distrito de Mé- zochi, e nem os resultado da diáspora.
Em função dos resultados que serão obtidos no distrito de Mé-zochi – que tem um número elevado de eleitores – poderá ditar a vitória de Vila Nova ou um segundo escrutínio, que poderá ser disputado por ele e o candidato Posser da Costa – que até ao momento ocupa o segundo lugar.
Para não ir à uma segunda volta das eleições, Carlos Vila Nova deverá ter mais de 50% de votos favoráveis.
A Comissão Eleitoral Nacional irá pronunciar-se nas próximas horas sobre resultado concreto destas eleições.
Os cidadãos são-tomenses estão curiosos para saber quem irá dirigir o destino do País nos próximos cinco anos.