Embaixada de Portugal homenageia as mulheres com uma exposição

“Mulher -Uma Homenagem pela Arte” é o nome de uma exposição inaugurada no dia 4 de Março pelo Embaixador de Portugal, Rui Carmo.

Trata-se de uma iniciativa da Embaixada de Portugal e o Centro Cultural Português em São Tomé, em parceria com às organizações da sociedade civil, o Instituto Nacional para a Igualdade e Equidade do Género, Nações Unidas, Centro Cultural Brasileiro e Alliance Française, que visa incentivar a reflexão e o debate sobre a igualdade de género e importância do empoderamento das mulheres e das raparigas para o desenvolvimento sustentável.

Ao todo, foram 13 artistas plásticos santomenses que apresentaram as suas obras, inspiradas na mulher e nos diferentes papeis que esta assume na sociedade, numa “Homenagem à Mulher pela Arte”.

A inauguração contou com a presença de vários elementos do corpo diplomático e de representantes das organizações da sociedade civil santomense, incluindo a presidente da Associação Mamã Catxina, Dalila Neves, a qual agradeceu o envolvimento do Centro Cultural Português e da Embaixada de Portugal nestas comemorações conjuntas, convidando a todas e a todos para participarem nas diversas iniciativas a ocorrer ao longo do mês de março.

A exposição “Mulher -Uma Homenagem pela Arte” ficará patente no Auditório do Centro Cultural Português até ao final do mês de março.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Centro Cultural Português apresentará, ao longo do mês de março, outras propostas, destacando-se uma sessão de cinema, no próximo dia 18, com a apresentação da curta-metragem “Sofia”, de Filipe Ruffato e Gonçalo Viana, seguida de um debate; uma noite de teatro, com a apresentação da peça “A Grande Mulher”, pelo Grupo Surpresa da Madrugada, a ter lugar no próximo dia 24 e um sarau de poesia, no Dia Mundial da Poesia (21 de março), com leitura de poemas de jovens poetisas santomenses.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.