Governo de STP prepara medidas preventivas contra a variante Ómicron

O Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe convocou ontem, 29 de novembro reunião de urgência do Comité de Coordenação conjunta, para debater medidas de resposta às ameaças colocadas pela Omicron, a nova variante da SARS-COV-2.

A referida reunião foi presidida pelo ministro da Saúde, Edgar Neves que anunciou que o governo vai reunir ainda esta semana para reforçar as medidas de prevenção.

“Perante o surgimento da nova variante, a Ómicron, e com o acompanhamento que temos vindo a fazer com o apoio dos nossos parceiros, particularmente da Organização Mundial da Saúde, decidimos que havia necessidade de reunir com caráter de urgência o comité de coordenação de luta contra a pandemia da covid-19”, explicou o Ministro da Saúde, Edgar Neves.

Edgar Neves disse ainda que o encontro teve como objectivo “analisar de forma serena e profunda, em base de evidências científicas [sobre a variante Ómicron] para que saiam orientações concretas para que o Governo se possa posicionar”.

Por outro lado, o ministro da Saúde reforçou o apelo para o cumprimento das medidas de prevenção contra a covid-19 e exortou a população para aderir à vacinação.

”Temos vacinas, temos vacinadores, temos gente disponível, portanto, nós temos que rapidamente vacinar — isto não é pedir as pessoas – temos que vacinar!”, precisou.

A Polícia Nacional atravez de um comunicado à imprensa também alertou a população que “usará os meios legais ao seu dispor para o cumprimento das medidas em vigor” nomeadamente “uso obrigatório e coreto de máscaras nos espaços públicos e nos veículos ocupados por mais de uma pessoa, com exceção de menores de 10 anos de idade”.

“Os praticantes de atividades recreativas e de lazer, particularmente noturnas, atividades físicas, discotecas e terraços serão submetidos ao escrutínio policial e fazer fé de terem tomado as duas doses de vacina contra a covid-19”, frisou a porta-voz da Polícia Nacional, Daniela Cunha.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.