Governo são-tomense irá digitalizar o Instituto Nacional de Inovação e Conhecimento

O Governo são-tomense, no âmbito do programa de modernização de Justiça irá digitalizar o Instituto Nacional de Inovação e Conhecimento, INIC.

O Ministro da Justiça, Administração Interna e Direitos Humanos, Cilcio dos Santos, o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Novas Tecnologias e Assuntos Parlamentares, Wando Castro, a Representante Residente do PNUD, Katarzyna Wawiernia, e o Assistente da Representante Residente do PNUD para Programa, Adérito Santana, visitaram o Instituto Nacional de Inovação e Conhecimento, INIC, para verem in loco o ponto de situação dos trabalhos de instalação e configuração do novo Centro de Dados do país.

Numa primeira fase, o projecto, está a trabalhar para dotar o país de um centro de dados capaz de armazenar e processar os dados localmente, cumprindo todas as exigências internacionais para o efeito.

Neste momento o centro de dados está quase operacional para receber as informações residentes no antigo sistema e para iniciar a disponibilização de novas aplicações e serviços.

Ao todo já foram investidos cerca de 800 mil dólares para aquisição dos equipamentos e software, na adequação do espaço do INIC as normas de segurança na formação dos técnicos do Instituto.

Com a criação deste novo Centro de dados o país poderá armazenar no país toda a base de dados dos cidadãos que neste momento se encontram no exterior.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.