Governo são-tomense vai recuperar Hospital de Monte Café

O governo são-tomense pretende recuperar o Hospital de Monte Café para acolher doentes de covid-19. O anuncio foi feito ontem, quinta-feira pelo primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus na sua visita ao local.

O Hospital que esta desativado há mais de quinze anos é uma herança do período colonial e está localizado no distrito de Mé-zóchi.

Segundo o primeiro-ministro os trabalhos de recuperação da infraestrutura, vai iniciar nos próximos dias, para encontrar “uma solução rápida, porque os casos [de covid-19] estão a subir”.

“É uma estrutura bastante grande, com várias valências. Vamos aproveitá-lo para desafogar o Hospital Central e a própria delegação de Saúde do distrito de Mé-zóchi”, afirmou o chefe do Governo.

Bom Jesus disse ainda que para o inicio da reabilitação do Hospital de Monte Café, o governo vai “encontrar recursos ao nível do Orçamento Geral de Estado”, para recuperar uma parte do edifício e acrescentou que também vai “bater portas aos parceiros, como já é habitual”, para recuperar todo edifício dentro de 1 ano.

“É uma emergência. Temos que fazer. O nosso compromisso é salvar vidas e não podemos deixar morrer pessoas”, disse primeiro-ministro acrescentando que “o governo esta a fazer a sua parte, mas cada cidadão tem que fazer a sua parte”.

Até iniciar as obras de reabilitação desta infraestrutura, alguns doentes de covid-19 vão ser colocados numa unidade hoteleira do país, que já acolheu as primeiras pessoas que ficaram em quarentena quando surgiram os primeiros casos no país.

São Tomé e Príncipe registou nas últimas 24h, 91 casos de infeção pelo novo coronavírus e 15 recuperações, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 2.984.

Segundo Jorge Bom Jesus, a solução para pôr cobro a esse aumento exponencial da doença é a vacinação.

“A solução vai ser a vacinação. Temos que sensibilizar, temos que educar cada um para que se entenda que, num país em que as estruturas sanitárias são bastante deficientes, nós temos que apostar no preventivo”, disse Jorge Bom Jesus.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.