Cerimónia de Homenagem à Hipólito Lima

Hipólito Lima, vencedor do prémio de conservação Tusk 2020, foi homenageado hoje na ONG MARAPA.

Considerado como o pai das tartarugas, Hipólito Lima é membro do programa Tatô, um programa que tem como objectivo a protecção das espécies marinhas, sobretudo as tartarugas.
Nesta cerimónia, estiveram presente o director da ONG MARAPA, a coordenadora do Projecto Tatô, entre outros.
De relembrar que Hipólito Lima foi o vencedor do prémio de Conservação Tusk 2020 na passada quinta-feira pela fundação Príncipe William. O valor do prémio está estimado em cerca de 110 mil euros.

“Quando eu tive a oportunidade de ouvir essa informação não tive palavras. Fiquei surpreendido. Um país como São Tomé e Príncipe a ganhar coisas dessas é bom para mim, é bom para o país, serve para dar exemplo ao Mundo”, afirmou o vencedor do prémio. Segundo ainda o pai das tartarugas, como foi apelidado pelo Príncipe Willian numa conversa que ambos tiveram online, “este prémio serve para dar continuidade a preservação e conservação das tartarugas marinhas”, afirmou.

O programa Tatô surgiu em 2003, liderado pela ONG MARAPA. Atualmente tornou-se numa ONG internacional que desenvolve ações de conservação das tartarugas marinhas não só em STP, mas também na Guiné Bissau, explicou a coordenadora do projecto Tatô, SaraVieira. Este programa tem desempenhado um papel muito importante ao longo desses últimos anos, protegendo as espécies marinhas, principalmente as tartarugas, visto que muitas delas são espécies endémicas.

O prémio de Conservação Tusk foi criado pela  Fundação Príncipe William e tem como objetivo premiar as pessoas que se dedicam a esforços de conservação da natureza em África.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.