Decorre em São Tomé e Príncipe o I Parlamento Juvenil da CPLP

I Parlamento Juvenil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sob o lema “A Violência no Namoro”.

Teve início ontem,  quinta-feira, 21 de Novembro, o Primeiro Parlamento Juvenil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A sessão inaugural foi presidida pelo Ministro da Juventude, Desporto e Empreendorismo, Vinício Pina, na qualidade de Presidente da Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos da CPLP.

Depois da sessão de boas-vindas às delegações participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Timor Leste e de São Tomé e Príncipe, no Hall da Assembleia Nacional, seguiu-se o cerimonial de inauguração com discursos de honra e de ocasião, nomeadamente do Ministro Vinício Pina, do Presidente do Fórum da Juventude da CPLP, Marcus Barão, e da Secretária Adjunta da Conferência dos Ministros da Juventude e Desporto desta Comunidade, Sónia Paixão.

Esta iniciativa, prevista no Plano de Ação para a Juventude da CPLP (2018-2022) e inserida no Plano de Atividades de “2019 – Ano da CPLP para a Juventude”, é promovida pela Presidência da Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos da CPLP, Ministério da Juventude e Desportos e Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe.

 

O evento tem como objetivo “criar uma plataforma em que seja possível facilitar a união entre os jovens da CPLP, consciencializar os jovens sobre os seus direitos e deveres garantidos pela carta da Juventude, promover o debate democrático, estimular a cooperação e a transmissão de conhecimento e persuadir os Estados-membros a implementar internamente as resoluções aprovadas no parlamento”, refere a organização.

As Agências das Nações Unidas, nomeadamente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), são parceiras do Governo são-tomense na realização deste evento.

Fonte : Assembleia Nacional São Tome e Principe

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: