Jorge Bom Jesus faz abertura oficial do PRES

O primeiro-ministro Jorge Bom Jesus fez ontem, quarta-feira (30.06), a abertura oficial do Programa de Resposta à Emergência Socio-económica (PRES) no Cinema Marcelo da Veiga, local onde centenas de cidadãos nacionais receberam o primeiro dote financeiro no âmbito deste programa.

O PRES é um programa de ajuda monetária não condicionada destinada à alguns agregados familiares afectados pelos efeitos diretos e indiretos da Covid-19. A lista inclui os mais pobres e vulneráveis, idosos, crianças, e pessoas com deficiências.

Este programa será implementado durante um período de 9 meses (de Junho/2021 à Março/2022) e abrangerá 16 000 famílias. Os beneficiários poderão receber a quantia de 1800 dobras de dois em dois meses.

Neste dia de abertura oficial do programa, centenas de cidadãos do Distrito de Caué e Lembá receberam o seu pacote financeiro.

Em declarações à imprensa, o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus disse que “Não estamos aqui no acto de caridade social; estamos sim a corrigir uma injustiça social como consequência deste período de Covid-19”, afirmou Bom Jesus para acrescentar depois que “volvidos 9 meses, o programa vai reduzir-se, mas nós ainda continuaremos com um pouco mais do que as 2600 famílias”.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Formação Profissional, Adlander Matos afirmou que “o segundo pagamento já ocorrerá nos distritos da residência [dos mesmos]”.

Este programa do Governo, implementado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional, conta com o apoio do Banco Mundial.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.