Manutenções dos geradores estão na origem das cortes de energia

Nas últimas semanas tem se registado constantes cortes de energia na ilha de São Tomé. A manutenção de 3 grupos de geradores, está na origem das referidas cortes da energia eléctrica.

Com as deficiências nos geradores a EMAE tem disponível neste momento 14 megawotes o que não da para fornecer energia eléctrica 24h por dia.

“Temos um decréscimo de 4.5 megawotes devido a insuficiência na produção, isto porque, na central Santo Amaro 3 neste momento está a decorrer manutenção onde temos 2 grupos indisponíveis, na central S.Amaro 2 também temos 2 grupos indisponíveis e na central 1 que  tem mais e 10 anos já tem mostrado alguma deficiência”, disse o chefe de serviço de manutenção da central de Santo Amaro, Adérito Cravid.

A insuficiência na produção tem levado a racionalização da energia eléctrica.

“Temos feito uma escala de modo que a população tenha energia faseadamente”, frisou Adérito Cravid

O chefe de serviço de manutenção da central de Santo Amaro não soube precisar dentro de quanto tempo a situação estará resolvida.

“Quanto ao tempo para podermos recuperar, isto já não consigo dizer acertadamente quando, mas o que é certo é que a EMAE juntamente com o governo tem feito esforços para colmatar esse problema quanto antes possível” acrescentou Adérito Cravid.

Adérito Cravid disse ainda que o problema energético não é apenas da competência da EMAE.

“Está em curso o projecto de transição energética. Já existe um plano para se introduzir um sistema pelo menos até 50% da produção renovável no sistema para baixar a produção da central térmica… mas nós não temos que ver o problema como apenas da EMAE, não é EMAE apenas que faz parte da Central Eléctrica. Sistema Eléctrico é um todo, vem desde a direcção de energia, AGR, Ministério e não apenas EMAE”.

A EMAE garante que tem feito esforços para regular o fornecimento da energia a população.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.