Medidas para Mitigar o Efeito do Covid-19 na Economia Nacional

Nesta manhã de quinta-feira, o Ministro de Finança e Economia Azul  Osvaldo Vaz, esteve numa conferência de impressa onde abordou sobre as medidas a serem tomadas para mitigar o efeito do covid-19 na economia Nacional.

Segundo o Ministro da Finança ” estas medias têm duas vertentes, respostas a crise sanitária, que é a prioridade número 1 e que está a ser gerida pelo Ministério de Saúde e com a cooperação com a Euro News, por outro lado temos a respostas aos impactos socioeconómico causada pela pandemia covid-19″.  Após a pandemia mundial, o mundo enfrenta uma grande crise económica e no entanto, constitui um grande desafio aos pais de reativar a economia de cada dos estados, perante esta crise o Ministro da finança visa criar medidas de forma a minimizar este grande impacto económico.

A medida a respostas aos impactos socioeconómico, visa prevenir o desemprego, proteger o sector privado e apoiar os grupos mais vulneráveis, incluindo o sector informal da economia. Para prevenir o desemprego, o governo adoptou uma serie de medidas, nomeadamente:

Para o sector informal dependentes e mais afectados uma compensação remuneratório de 2/3 da sua retribuição com um limite equivalente de 4 vezes do salário mínimo da função pública,

para os trabalhadores sector formal independente afectado pela crise, uma compensação remuneratório equivalente a metade do salário media dos dois meses precedentes a crise mas sempre com um limite equivalente 4 vezes do salário mínimo do regime geral da função publica

Para os trabalhadores informais de qualquer sector afectado pela crise, prevê se um remuneração de 600 dobras mensais,

Ao sector privado além de permitir a  suspenso de direito laboral, fica definido as seguintes medidas,

despensa de júris demora e outro acréscimo legais sobre as dívidas fiscais e para-fiscais acumuladas durante ou depois do período de estado de emergência.

Essas e outras medidas adoptados pelo governo, como forma de remunerar os sectores formais e informais e também aos trabalhadores que são afectados pela crise económica, face ao covid-19.

Conferência de imprensa do ministro da Finanças, sobre medidas para metigar efeito do covid-19 sobre a economia nacional.

Posted by Governo de São Tomé e Príncipe on Thursday, 23 April 2020

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: