Ministério da Saúde faz revisão das atividades desenvolvidas pelo programa nacional de vacinação

O Hotel Praia acolheu hoje, um atelier de dois dias denominado “Revisão Intra-Acção”. O referido atelier, que é uma parceria entre Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, tem o objectivo de promover a avaliação das actividades realizadas no Âmbito do programa nacional de vacinação.

A representante da OMS, Anne Ancia disse que a revisão é uma oportunidade para avaliar o processo da implementação da vacina da Covid-19 no país, e ajudar a identificar o que correu bem, o que correu menos bem e o que ficou por fazer.

 “Até o momento foram vacinadas 43.987 pessoas, sendo 21.4 % da primeira dose da vacina e 7.9% da segunda dose. Esses dados e cobertura coloca o país dentre os que têm uma alta probabilidade de alcançar a meta definida pela Assembleia Mundial da Saúde que é ter 10% da sua população totalmente imunizada até o final de setembro de 2021”, disse Anne Ancia.

O Ministro da Saúde, Edgar Neves enalteceu a importância da Revisão do processo da vacinação e reforçou que as medidas de prevenção contra a COVID -19 devem continuar.

“O empenho dos profissionais de saúde que abraçaram essa causa com espírito de missa, bem como a adesão e participação massiva da população foram factores decisivos para obtermos os resultados actuais que consideramos de positivo, devemos enaltecer e agradecer o apoio que vimos recebendo dos nossos parceiros tradicionais e não só, ao longo de todo esse processo sem os quais não teríamos atingido tais resultados”, disse Edgar Neves.

Neves frisou ainda que “ em todas as minhas intervenções, tenho tido o cuidado de chamar a atenção para a seriedade do problema. É bom ter sempre presente que as medidas devem continuar, pois estamos longe de ganhar este combate”.

O ministro da Saúde, Edgar Neves disse também que São Tomé e Príncipe vai receber, ainda este mês, mais 37 mil doses de vacinas doadas por Portugal.

“No que diz respeito à disponibilidade das vacinas, prevemos receber em finais deste mês mais de 37.000 doses, doadas por Portugal da mesma forma que já temos garantias de parceiros como a China para recepção de mais vacinas ao longo dos próximos meses”, adiantou Edgar Neves.

Desde Março de 2021 que São Tomé e Príncipe iniciou o processo de vacinação da população e até ao momento foram vacinadas cerca de 43.987 pessoas sendo que a meta é vacinar 70% da população até Março de 2022.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.