Ministro da Saúde homenageia a 5ª Missão Médica de Especialistas Chineses

A equipa médica de especialistas chineses foi homenageada com diploma de mérito na última terça-feira (31/08), pelo ministro da Saúde, Edgar Neves. A homenagem surgiu no âmbito do término da missão de ano em São Tomé e Príncipe.

Durante a estadia em STP a 5ª Missão Médica de Especialistas Chineses composta pelo chefe de equipa o cirurgião geral, Dr. You Zhen, pela médica Ginecologista, Dra. Li Jing, médico cardiologista Jiang Licheng, Estomatologista Que Lin , enfermeiro Estomatologista Jia Mao, Médico especialista em Acupuntura, Dr. Yang Chunguang, pela intérprete Vassena, e cozinheiro, Deng Xiwei, trabalhou em diversas áreas estando implementada no Hospital Dr. Ayres de Meneses e Centro Policlínico da área de Saúde de Água Grande.

Das inúmeras realizações destacam-se a realização da primeira operação de implementação de um marca-passo artificial,também conhecido como pacemaker no passado mês de Julho no hospital Dr. Ayres de Menezes, bem como a elaboração do primeiro estudo de investigação epidemiológica da cárie dentária dos adolescentes de São Tomé, um estudo necessário para monitorizar e acompanhar melhor a higiene oral dos jovens, envolvendo 10 escolas dos 6 distritos de S. Tomé.

O Ministro da Saúde em nome do governo, agradeceu os especialistas pelo esforço, dedicação e profissionalismo que os mesmos tiveram ao longo do ano transacto que por inerência da pandemia da COVID-19 ter sido um ano difícil.

Dentro de dias a 6ª Equipa de especialistas chineses entrará em funções para dar continuidade aos trabalhos realizados pelas missões anteriores.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.