NRP Zaire celebra quatro anos de missão em São Tomé e Príncipe

O navio patrulha “Zaire”, da Marinha Portuguesa, assinalou no passado sábado, 22 de janeiro quatro anos de missão, fiscalização conjunta e capacitação operacional marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

O navio português largou da Base Naval de Lisboa a 3 de janeiro de 2018, tendo, depois de 19 dias de navegação, atracado no porto comercial de São Tomé, a 22 de janeiro.

Neste último ano de missão, o NRP Zaire percorreu 8593,6 milhas náuticas e contabilizou 1095 horas de navegação, tendo sido empenhado em diversas ações de segurança marítima, apoio humanitário, incluindo apoio sanitário devido à covid-19, apoio logístico, busca e salvamento no mar.

Face à pandemia, o “Zaire” realizou missões de apoio às autoridades e unidades hospitalares de São Tomé e Príncipe com o transporte de garrafas de oxigénio entre as ilhas do arquipélago e cedência de material hospitalar.

O NRP Zaire, prossegue a sua missão de Capacitação da Guarda Costeira de STP, contribuindo para o garante da soberania e exercício da autoridade do Estado de STP nas suas águas, ilustrando a importância do treino e da cooperação bilateral, contribuindo indubitavelmente para a segurança marítima na região do Golfo da Guiné.

About Post Author

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.