“O nosso Estado despreza as pessoas com deficiência”

Lesandra Danqua é uma mulher são-tomense que tornou-se deficiente desde os seus dois anos de idade, por causa da poliomielite. Lesandra tem uma história que serve de incentivo para todos os deficientes físicos.

Independentemente de ser fisicamente deficiente, Lesandra conseguiu concluir os seus estudos, com muita dificuldade. “Fruta-Fruta para Liceu tem bastante distância. Nunca tive transporte a ir à minha busca [na escola]. Ia e regressava a pé, até concluir os estudos”.

Esta são-tomense tem formação em contabilidade, secretariado, informática e dentre outras áreas.  Começou a ter dificuldades no momento em que pretendia entrar no mercado de emprego.

“Coloquei carta em todos os sectores do Estado, mas não consegui emprego. Não porque não estudei, não porque não me formei, porque o nosso Estado despreza as pessoas com deficiência”, contestou.

Lesandra, ainda desempregada, sobrevive com o apoio dos seus irmãos. O seu desejo é conseguir um emprego e tornar-se independente.

Tudo que eu não queria para a minha vida, hoje eu estou vivendo. Não queria que a minha irmã me sustentasse, mas infelizmente elas têm me sustentado. Isso é triste, é triste”, afirmou.

A mesma reside atualmente em Fruta-fruta. Segundo ela “para ser mulher já é difícil; para ser mulher deficiente é difícil muito mais”.

Segundo ainda esta batalhadora a sociedade são-tomense não está preparada para os deficientes físicos. Apesar dos pesares Lesandra mantém-se de cabeça erguida.

“Ando com a cabeça erguida, sendo deficiente. Não tenho vergonha de ser deficiente. A minha mãe [falecida] me instruiu. Ela me ensinou a ser guerreira, a não chorar pelas coisas, mas ir a busca daquilo que quero”, salientou.

Os deficientes físicos deveriam receber uma atenção especial por parte das autoridades nacionais.

 

 

 

Compartilhar :

One thought on ““O nosso Estado despreza as pessoas com deficiência”

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.