O que é a Iniciativa Covax contra a Covid-19 e como ela funciona

Vacinas do Mecanismo COVAX chegaram em RuandaA Covax faz parte do Acelerador ACT, a ferramenta criada pela Organização Mundial da Saúde, OMS, e parceiros internacionais para desenvolver recursos de combate à Covid-19, como testes, tratamentos e equipamentos de proteção.

A OMS informa que a iniciativa apoiou o esforço global mais rápido, coordenado e bem-sucedido da história para combater uma doença.  O objetivo da Covax é assegurar a distribuição equitativa da vacina em todo o mundo. Este ano, ela quer fornecer até 2 biliões de doses, principalmente a nações mais pobres, imunizando 27% dos cidadãos desses países.“Ninguém está seguro até que todos estejam seguros” é o que diz a OMS desde o início da crise de saúde. No entanto, os países mais ricos puderam comprar grandes quantidades de vacinas, garantindo o primeiro lugar da fila a seus próprios cidadãos.

Jornal de Angola - Notícias - Covax prevê distribuir primeiras vacinas em  Janeiro

Uma situação que levou especialistas em direitos humanos da ONU a alertar contra o “acumulo de vacina” ou “nacionalismo de vacinas”, insistindo que as doses devem estar disponíveis a todos.

Lançada nos primeiros meses da pandemia, a Covax é financiada por países de alta renda e doadores privados, que arrecadaram mais de US$ 2 biliões.  O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, lidera a licitação e distribuição das doses. Cerca de 92 países de baixa e média rendas estão comprando vacinas com o apoio da Covax e espera-se que os cidadãos mais pobres sejam vacinados gratuitamente.  Cerca de 80 economias de alta renda anunciaram que financiarão as vacinas com seus próprios orçamentos.

 

Fonte : ONU News

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.