OmaliVidaNón organiza 1ª reunião de Assembleia de cogestão das pescas e do mar

O projecto #OmaliVidaNón organizou na passada sexta-feira (09/04), a 1ª reunião de Assembleia de cogestão das pescas e do mar na ilha do Príncipe.

A reunião teve o objectivo de  refletir de forma participativa, sobre a criação de áreas marinhas protegidas (AMPs) na ilha do Príncipe como uma ferramenta eficaz para a recuperação dos stocks pesqueiros e proteção do sistema marinho.

Para facilitar a reflexão e o debate, foram apresentados pela equipa, os mapas com todos os dados recolhidos até ao momento (com as áreas de maior esforço de pesca, artes de pesca utilizadas, tipo e abundância de espécies marinhas, etc.).

O encontro contou com a presença do Presidente do Governo Regional, Filipe Nascimento, deputados da Assembleia Regional, representantes das pastas das Pescas, Ambiente, Reserva da Biosfera, Turismo, da Guarda Costeira, da Capitania dos Portos, dos operadores turísticos, da Associação de Guias e de três representantes de cada uma das comunidades piscatórias da ilha.

O debate ao longo do dia culminou com uma primeira lista de possíveis áreas marinhas que as várias partes interessadas consideram como sendo importantes proteger.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.