OMS apoia STP a validar os Protocolos de prevenção e manejo das doenças não transmissíveis

A Organização Mundial da Saúde apoia São Tomé e Príncipe a validar os Protocolos de prevenção e manejo de casos das doenças não transmissíveis na atenção primária de saúde.

As doenças não transmissíveis são todos os tipos de enfermidades que não se transmitem de pessoa para pessoa, tais como as doenças cardiovasculares, as doenças respiratórias, a diabetes, o cancro entre outros.

O acto de validação e posterior implementação dos protocolos vai marcar o ponto de viragem ao nivel do sistema de serviços e de tratamento nos postos, centros de saúde e hospitais do país com a adopção de novos procedimentos e técnicas para rastrear, diagnosticar, tratar e encaminhar os diferentes casos de doenças de foro não transmissível.

Organizado no quadro de um atelier conjunto, o evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Edgar Neves, e da Representante da OMS, Dra. Anne Ancia.

Nos ultimos anos as doenças não transmissíveis têm vindo a ganhar terreno no país, com a mudança de estilo de vida da população, e em 2018 já representavam 55% das causas de mortalidade ao nivel nacional, e 70% de todas as admissões no Hospital Ayres de Menezes.

A validação desses protocolos vai permitir acções preventivas de redução de factores de riscos que têm causado muito sofrimento à população no que se refere às doenças não transmissíveis.

Fonte: Organização Mundial da Saúde – OMS São Tomé e Príncipe

Compartilhar :

One thought on “OMS apoia STP a validar os Protocolos de prevenção e manejo das doenças não transmissíveis

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.