OMS oferece um lote de equipamentos e medicamentos ao Ministério da Saúde

A Organização Mundial da Saúde entregou na última sexta-feira, 17 de junho, ao Ministério da Saúde, um lote de equipamentos, materiais clínicos, consumíveis de laboratório e medicamentos, com vista a continuar o apoio e reforço do sector da saúde incluindo o controlo das doenças não transmissíveis e a resposta às emergências de saúde que estão actualmente a fragilizar o país e sobretudo as familias mais vulneráveis.

A doação contempla, mais uma Maquina GeneXpert para realização de testes de COVID-19 e outras patologias virais como a Dengue, Gripe Influenza, Tuberculose, Sida, HPV, Febres hemorrágicas, etc. Este equipamento será instalado no laboratório do distrito de Mé-Zochi no quadro do projecto de descentralização do Laboratorio Nacional de Referência para garantir capacidade de diagnóstico atempado e de qualidade mais próximo das pessoas.

Ainda no quadro do reforço de diagnósticos, também foram entregues centenas de kits de reagentes de COVID-19, dois mil kits de testes de filiariase linfática, além de quarenta e cinco mil testes rápidos de COVID-19. Uma parte desses 45 000 testes de diagnostico rápido de COVID 19 servirão também para prevenir a transmissão da COVID-19 durante os próximos meses de férias e de eleições numa altura em que se registará um alto movimento e regrupamento de pessoas. Neste sentido, foram também entregues mais de 450 000 máscaras.

O donativo contempla tambem um frigorífico ultra-frio a ser instalado no laboratório da Região Autónoma do Príncipe para permitir a conservação das amostras laboratoriais.

Fazem também parte deste lote de ajuda da OMS, duas mil doses de medicamentos para o tratamento do paludismo e 10 kits de medicamentos para as doenças não transmissíveis destinados a apoiar as familias mais vulneráveis no ambito do projecto de protecção social, em que participam a OIT, a OMS e outras agencias das Nações Unidas, em três distritos pilotos nomeadamente Água-Grande, Mé-Zochi e Lembá.

E para finalizar, foram também entregues 10 computadores portáteis, 70 tablets, dezenas de modems de internet, e softwares destinados ao Programa Alargado de Vacinação, e ao Sistema de Informação de Saúde no quadro do reforço da gestao dos dados de vaccinacao, gestao dos stock das vacinas, incluindo a vacinação de rotina.

Com esta doação, a Organização Mundial da Saúde, continua a demonstrar o seu compromisso de apoio ao Governo de São Tomé e Principe para o reforço dos sistemas de saúde, na resposta às epidemias de COVID-19, dengue e malária e na melhoria da saúde e do bem-estar das populações de São Tomé e Príncipe.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.