No quadro da celebração do Dia Mundial da Saúde, foi realizada ontem terça-feira, 7 de Abril, em Santo António na Ilha do Príncipe, uma vídeo-conferência para debater as desigualdades no acesso à saúde.
A palestra foi moderada pelo ministro da Saúde, Edgar Neves, que se encontra em missão na Ilha, juntamente com a representante da OMS, Dra Anne Ancia, ministro das Finanças, Planeamento e Economia Azul, Osvaldo Vaz, e do Trabalho, Protecção Social e Formação Profissional, Adlander Matos.
A sessão virtual que foi organizada pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, teve como objectivo, chamar a atenção do mundo para um assunto de grande importância, bem como, falar e debater o estado da Saúde nacional dentro do contexto pandémico que se atravessa, assim como nas soluções para uma futuro melhor.
Com o lema “Por um mundo mais justo e sustentável”, a palestra também serviu para analisar as diversas acções de intervenção social no domínio da saúde e da protecção social em São Tomé e Príncipe.
Também participaram no evento, a representante do UNICEF, funcionários de outras agências da ONU, como o PNUD, OIT, e mais, além de responsáveis de ONGs e Instituições de Protecção Social, nomeadamente o Projecto Saúde para Todos, do Instituto Marquês de Vale Flôr, e a Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe.