ONU celebra Dia Internacional da Paz pedindo cooperação para a pós-pandemia

Celebra-se hoje, 21 de Setembro o Dia Internacional da Paz. A comemoração da data tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado, entre outros, o fim dos conflitos entre povos, o cessar-fogo e a consagração da paz mundial.

O tema escolhido esse ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), é “Recuperar melhor para um mundo mais equitativo e sustentável”.

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, António Guterres lembra que o mundo passa por um momento de crise com as consequências da pandemia, o agravamento das questões climáticas e conflitos, além da piora na desigualdade e pobreza.

O chefe das Nações Unidas afirmou que a falta de confiança está dividindo pessoas, justamente em um momento em que solidariedade e colaboração são ainda mais necessárias.

Guterres disse também que a paz “não é um sonho inocente”, mas o único caminho para uma humanidade melhor.

Para comemorar a data, o chefe da ONU pede um cessar-fogo de 24 horas.

O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de setembro.

Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982.

Em 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.

O fim deste dia é que a pessoa faça algo pela paz. Entre outras ideias, pode colocar uma bandeira branca na sua casa, perdoar um amigo, fazer um donativo, juntar-se aos eventos realizados pelo mundo, partilhar a página oficial deste dia ou uma música, entre outras coisas.

 

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.