Plano de Política Estratégica para a Juventude Santomense

O Instituto da Juventude apresentou nesta manhã de quarta-feira nas Nações Unidas, o plano Nacional de Acção para a Juventude 2020-2024. Este plano visa dar respostas adequada ás aspirações da juventude santomense, emanadas  dos processos de interações e auscultações realizadas com os jovens e os seus representantes.

Plano de acção é um documento que vai permitir a orientação das nossas contribuições  de outros parceiros , apoio ao governo e a sociedade civil, para implementação deste plano. Este documento é importante porque passa através de vários eixos definido na altura em conjunto com os jovens santomenses e lembrado que a política estratégica da juventude foi feita por processo de consulta com os jovens dos distritos ” disse a representante da Unicef.

Esse documento permite integrar novos elementos e novas oportunidades, por isso, vai precisar muito de uma grande aproximação dos jovens, da sociedade civil, das associações e também do Instituto da Juventude e uma participação continuo do Ministério da Juventude e Desporto. Para a Representante da Unicef em S.tomé e Príncipe, há necessidade de engajar mais dialogo com o sector privado e com outros parceiros que estão interessados na  mobilização dos jovens.

De acordo com o Ministro da Juventude e Desporto Vinícius Pina, “este plano de acção reflete a preocupação da juventude nacional”.  O ministro salientou ainda que “a juventude pode ganhar com este documento e nas acções que nelas estão pasmada”.

“olhamos com alguma preocupação com a materialização deste plano e existe uma maior inquietação da nossa parte quando temos um plano de acção que foi apresentado para a discussão, de acordo com a organização, tem como base a estratégia nacional de política para juventude, e nós perguntamos a onde que estão essas estratégia”, questionou o Presidente do Concelho Nacional da Juventude, Calisto do Nascimento.

Este plano tem como ambição de traduzir a política estratégica da juventude, na acção concreta.

Compartilhar :

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: